Descrição
Não podemos esquecer que a avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e não pode estar dissociada de seu contexto. A avaliação não pode ser vista como elemento isolado (ou parte isolada) de um todo denominado de educação, senão como uma reflexão sobre a prática (ação) educativa durante o período letivo. O processo avaliativo deve ser (re)pensado no sentido de um encontro de interesses de professores e alunos, ou seja, docentes e discentes devem estabelecer uma relação de boa-fé, transparência e eticidade na busca de um interesse comum: a educação. Não pode existir uma relação de antagonismo, senão de cooperação e lealdade. Não é, pois, uma relação de antagonismo (professor e educando), mas uma relação de verdadeira sintonia na busca do verdadeiro significado de construção do conhecimento. A avaliação deve ser compreendida como uma prática indissociável da ação educativa – favorecendo e ampliando as possibilidades próprias dos alunos – e não com viés reducionista com vistas a uma nota final de cariz classificatório (aprovação ou reprovação).
Avaliações
Não há avaliações ainda.